By Cibele Laura
O protestantismo estadunidense, os WASPs vindos do Império britânico e outros locais da Europa cristã, que compõem o repertório dogmático e ideológico do protestante moderno, tem um forte componente criptojudaico. Essa é a chave para entender o protestantismo estadunidense e como
se reflete no evangélico brasileiro, cuja centralidade está em Israel e não em Jesus.
Por exemplo, os barões ladrões estadunidenses, Carnegie, Rockefeller e outros, WASPs batistas, na verdade tinham seu fundamento religioso baseado no cripto judeu Calvino. A ética é judaica. O Deus do ouro e da prata, a prosperidade como benção divina, o espírito capitalista fundado pelos judeus. Os EUA absorveram a excepcionalidade dos judeus na sua identidade: ex DESTINO MANIFESTO - o povo eleito para reger a política e polícia mundial.
Muitos cristãos europeus (ingleses) que foram para os EUA, tinham os EUA como a Nova Jerusalém. Os magnatas que construíram a máquina estadunidense capitalista eram e são, na grande maioria, de origem judaica. Alguns se dizem cristão-judeus (eufemismo para cripto judeus, os marranos modernos)
A teologia da prosperidade é ética judaica, não tem nada a ver com a ética de Cristo.
Jesus não é o Deus do Ouro e da Prata. Yaweh, sim.
Somado ao neoconservadorismo, que tem como pai Irving Kristol, judeu sionista… tá aí a chave do protestantismo estadunidense.
Não tem segredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário