O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA.
"Trabalhadores do mundo uni-vos".
Em 21 de fevereiro de 1848, era publicado o Manifesto do Partido Comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei) escrito por Karl Marx e Friedrich Engels.
O pequeno panfleto expressava o programa e propósitos da Liga dos Comunistas para a classe trabalhadora de todo o mundo. O Manifesto foi escrito dentro contexto histórico das Revoluções de 1848, também chamada de Primavera dos Povos.
Nesse período, uma série de revoltas eclodiram na Europa Central e Oriental, com repercussões no Brasil como a revolução da Praieira em Pernambuco.
As principais causas das revoluções de 1848 foram as crises sociais causadas pelo fracasso das tentativas de reformas políticas e econômicas que levaram ao aumento do custo de vida da classe operária e a falta de representação política das classes médias o que levaram populações inteiras a protestarem contra governos autocráticos europeus.
Na Europa Central e Oriental o nacionalismo despertou nas minorias o desejo de constituir através da luta a formação de uma pátria livre do domínio das grandes potências europeias.
No Manifesto do Partido Comunista Marx e Engels analisam a partir de uma perspetiva materialista dialética histórica, as diversas formas de opressão social e a luta de classes no decorrer da história da humanidade. Em meio a essa análise, os autores explicam como a burguesia moderna transitou de classe revolucionária para uma nova classe opressora.
Marx e Engels também analisam como o capitalismo no período da revolução industrial transformou as relações pessoais e sociais, o proletariado passou a ser uma simples peça de trabalho, ou seja, o proletariado entrou em um processo de coisificação.
Em meio a esse processo de depreciação, o proletariado começa a tomar consciência de sua situação de oprimido e explorado e tende a se organizar e lutar contra a opressão da burguesia que ultrapassa o caráter nacional, pois a luta contra a subjugação do capital é algo transnacional.
Principais defendidos por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista:
- Abolição da propriedade da terra e seu rentismo;
- Uma tributação progressiva;
Abolição dos direitos sobre a herança;
- Confisco das propriedades de rebeldes e foragidos;
- Centralização do crédito pelo atacado nas mãos do Estado em apoio a cooperativas de microcrédito ;
- Estatização total das empresas de transporte e comunicação;
- Estatização dos meios de produção, da agricultura e das fábricas de forma planejada;
- Apoie a igualdade entre todas as formas de trabalho além da criação de um corpo de funcionários públicos voltados para a agricultura;
- Integração completa entre campo e cidade;
Educação infantil universal em escolas públicas, proibição do trabalho infantil e integração entre mundo fabril e mundo escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário