Com pesar que recebemos a triste notícia da partida física do nosso amigo e companheiro de luta, Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo. Hummes morreu na manhã desta segunda-feira (4) em São Paulo, aos 87 anos.
Franciscano, "Dom Cláudio", como era conhecido, era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. Em 2013, no Conclave que escolheu o Papa Francisco, Cláudio estava sentado ao seu lado. Ele também ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Em 2019, no Sínodo da Amazônia, em Roma, Dom Cláudio defendeu a demarcação de terras indígenas.
Na década de 70, quando esteve em Santo André, região metropolitana de São Paulo, como símbolo de solidariedade e apoio a luta dos movimentos e organizações populares do campo e da cidade, oferecia a igreja aos sindicais para fazerem seus encontros na época da ditadura, o que era proibido. Também esteve junto do MST e também de Lula na defesa da terra e dos direitos dos trabalhadores.
Nos solidarizamos com toda família do nosso querido Dom Claúdio e destacamos, que seguiremos firmes o seu legado de fé pela liberdade da terra e do povo brasileiro.
#SolidariedadeSemTerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário