Sobre as notícias falsas (fake news) veiculadas pelo "jornalismo profissional" brasileiro a respeito da entrevista dada pelo Lula ao jornal El Pais, quando falou sobre os mandatos de Daniel Ortega, Angela Merkel e Felipe González, publico aqui as explicações corretas e justamente indignadas da minha amiga Graca Lago:
"Mídia safada, propagadora de Fake News. Cumpre o mesmo papel das páginas bolsonaristas, mas finge que é limpinha e cheirosa.
As respostas de Lula estão claríssimas nos vídeos da entrevista de Lula ao jornal El Pais, mas a imprensa negacionista edita de forma maliciosa para distorcer as falas.
O que Lula disse:
1) Que defende a alternância democrática de poder ('Todo político que começa ase achar imprescindível ou insubstituível começa a virar um pequeno ditador.');
2) Que é errado e antidemocrático prender opositores para impedir que disputem eleições, em qualquer país ('Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua, não sei o que as pessoas fizeram para ser presas. Mas se Daniel Ortega prendeu a oposição para disputar a eleição, como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado.');
3) Que deve ser respeitada a autoderminação dos povos em relação ao tempo de mandato dos governantes ('Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Não posso ficar torcendo. Ah… por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos aqui na Espanha? Qual é a lógica?').
Não se dão nem ao trabalho de fazer manchetes diferentes, é o pool da mentira".
Nenhum comentário:
Postar um comentário