quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Boa Freixo

 


Bolsonaro agiu de forma deliberada para impedir que os povos indígenas se protegessem da Covid. Vou citar aqui 5 atos do presidente para sustentar que ele tem que responder por crime de genocídio.

1⃣ Apesar do alerta de epidemiologistas sobre os perigos para os povos indígenas por causa da menor resistência imunológica ao vírus, Bolsonaro só os incluiu no grupo prioritário de vacinação após ser obrigado por decisões judiciais.

2⃣ O presidente vetou o abastecimento de água e o fornecimento às aldeias de materiais de higiene e produtos de limpeza, itens fundamentais para prevenir a contaminação e evitar mortes.

3⃣ O sistema de saúde voltado para o atendimento dos indígenas é precário e, apesar deles serem mais vulneráveis as formas graves da doença, Bolsonaro vetou a garantia de leitos de UTI aos povos originários.

4⃣ Além de resistir a inclui-los no grupo prioritário de vacinação e vetar o fornecimento de água e produtos de higiene, o presidente distribuiu de forma massiva aos indígenas o kit Covid, com medicamentos que comprovadamente não funcionam contra a doença.

5⃣ Demora em garantir a proteção das comunidades indígenas através de um plano que incluísse a formação de barreiras sanitárias. O ministro Barroso, do STF, que acompanhou o processo, criticou que o governo tenha levado mais de 10 meses de pandemia para elaborar um plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário