Hoje, 17 de abril, é o Dia Internacional da luta camponesa e Dia Nacional da Reforma Agrária. Longe de ser uma data comemorativa, hoje lembramos os 21 trabalhadores sem terra assassinados na luta pelo campo em Eldorado dos Carajás-Pará.
Em 17 de abril de 1996, camponeses sem terra lutavam pela Reforma Agrária na região e marchavam para a capital Belém. Porém, foram encurralados. Dos 155 policiais presentes na trágica ação, apenas dois foram condenados. O ex-governador do Pará, Almir Gabriel (PSDB) foi poupado.
Levantamentos mostram que nos últimos 35 anos (1985-2020), apenas 6% dos assassinatos de sem terra em disputa de terras foram julgados. A FPA manifesta sua solidariedade para com os trabalhadores do campo para que sigam fortes na luta pela reforma agrária; uma luta por dignidade, território, cultura, alimentação, ecologia, e pela vida.
Inclusive, já apoiamos o MST em iniciativas como as Marmitas da Terra, que já doaram mais de 52 mil refeições, desde maio de 2020, em praças de Curitiba e ocupações urbanas da cidade.
Você pode apoiar o MST compartilhando os conteúdos dos canais oficiais, comprando os produtos produzidos nos assentamentos e acampamentos e conversando com outras pessoas sobre o importante trabalho do movimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário