É com grande satisfação que lhes apresento a campanha: #surdoehquemfala.
Resultado da união de um grupo multidisciplinar e absolutamente criativo, esse
trabalho voluntário nos enche de orgulho pela possibilidade de chamar a atenção da sociedade por essa causa tão nobre.
Neste post eis o release que apresentaremos à imprensa,
uma peça da campanha e também dois filmes que estarão rodando na mídia a partir
da próxima semana. Convido você a conhecer e divulgar!
DESEMPREGO É AINDA MAIS CRUEL
COM OS DEFICIENTES
Campanha quer conscientizar a sociedade e aumentar a oferta de trabalho para quem tem deficiência
Se a crise econômica assustou o País e deixou 11 milhões de desempregados, imagine a situação dos deficientes nesse cenário. Para eles a crise é muito pior, pode acreditar. Os números são alarmantes e mostram que pelo menos 9 milhões estão sem emprego, isso num universo de 25 milhões de pessoas com deficiência.
Diante dessa realidade e com um exemplo que tem na família, Milena Machado (Auto Esporte – TV Globo) se uniu ao renomado publicitário Alexandre Peralta (Agência Peralta) para produzir e lançar uma campanha que chame a atenção para o problema. Junto com um grupo multidisciplinar o trabalho vai resultar numa ação que promete engajar milhares de pessoas para essa nobre causa.
A campanha #surdoehquemfala tem o objetivo de diminuir o preconceito contra o deficiente auditivo. A “deficiência invisível”, como muitos costumam chamá-la, marginaliza 9,7 milhões de pessoas só no Brasil. A exclusão dessa parcela significativa da sociedade poderia ser amenizada com gestos simples: o olhar nos olhos durante a conversa, o que facilita a comunicação com o surdo. A luta por legenda nos filmes nacionais, o uso de intérpretes de Libras nos bancos, no comércio, nas sessões de teatros ou ainda a exigência do cumprimento de garantias constitucionais, como direito ao emprego, por exemplo.
O problema ao redor num desabafo na web
Em maio de 2016, a deficiente auditiva Melissa Sousdaleff, prima de Millena Machado, postou no Linked-in que estava há oito meses desempregada e sem conseguir entender como isso podia ainda acontecer uma vez que tem qualificação como curso superior e está amparada pela lei que desde 1999 assegura o sistema de cotas para empregar deficientes. Millena olhou ao seu redor e viu que o problema era grave e estava bem mais perto do que podia imaginar. Muitas das pessoas com quem Millena convivia revelaram ter algum amigo ou parente ou colega de trabalho com audição deficiente e pelos mais diferentes motivos: doença, trabalho, efeito colateral de remédios ou até questão de idade.
Foi aí que Millena decidiu buscar apoio dos amigos para criar uma campanha que fizesse sentido para os deficientes auditivos, mas que conscientizasse a sociedade ouvinte para uma convivência de forma leve e respeitosa. O grupo se reuniu por três meses de trabalho com muita pesquisa sobre a deficiência auditiva, entrevistas com médicos, com deficientes auditivos e familiares, visitas a instituições, apuração de projetos científicos, tecnológicos e sociais que beneficiam deficientes auditivos até chegar o momento de criação da campanha #surdoehquemfala
A Campanha
Durante o mês de setembro, formadores de opinião (celebridades, personalidades e youtubers) irão publicar fotos, textos e vídeos sobre a importância da inserção do deficiente auditivo na sociedade.
São mais de 10 frases orientando ouvintes a vencer o preconceito e a se comunicar de forma leve, clara e simpática com os deficientes auditivos. A hashtag #surdoehquemfala estará presente em todas as postagens.
Dois spots de Rádio, que seguem anexos, foram criados e três filmes já gravados: um deles, estrelado pelo empresário e inventor, deficiente auditivo, Thierry Marcondes. Para assisti-los, clicar aqui: https://we.tl/hDwCLGmGUD Diego Querzoli dirigiu um filme com deficientes auditivos empregados e desempregados, com diferentes graus de perda de audição, que usam aparelhos auditivos, que fizeram implante coclear e que se comunicam por Libras para mostrar que as pessoas com deficiência auditiva podem e merecem ser empregadas, que elas são capazes e que algumas grandes empresas já sacaram isso.
Entre as celebridades contatadas que já enviaram fotos para a Campanha #surdoehquemfala através de empresários ou assessores estão: Luis Gustavo, Carol Castro, Larissa Maciel, Maria Eugênia (MTV), Julia Pettit, Marcela Fetter (Malhação – TV Globo), Milton Young (Rádio CBN), Wanessa Camargo, Ju Valcezia (Faustao), Mauro Betting (Fox Sport), Luize Altenhofen (SBT), MC Gui, Luigi Baricelli ... Pecas da Campanha estão sendo produzidas com imagens destes artistas e anunciadas nos mais importantes veículos do país, como Jornal O Globo, revista Quem, publicações da Ed Abril... E até revistas de cias aéreas, como a da GOL (que segue abaixo com foto da jornalista idealizadora da Campanha, Millena Machado).
Entre as mídias acionadas que já toparam veicular as peças da campanha #surdoehquemfala estão as Emissoras: Globo, SBT, Band, Record, RedeTV!, Cultura, os Canais da Globosat, do grupo Turnner, da Sony, Disney Chanel, os Portais: UOL, Terra, Ig, Globo.com e Microsoft, as Rádios: Antena 1, CBN AM/FM, BAND AM/FM, Nova FM, Cultura, Mix e Metropolitana, os grupos impressos: Abril, Trip, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, os Jornais: Metro e Destaque, as Redes Sociais: Facebook/Instagram, Twitter, a Plataforma Youtube e o Google.
E ainda existe a adesão dos cinemas: Flix Midia (Cinemark), Salas Itau-Unibanco) e Play Art que vão exibir os filmes da campanha. A Paramount já cedeu a exibição de uma sessão do filme recém-lançado “Star Treck – Sem Fronteiras”, agora aguarda-se a cessão de uma sala de cinema. A Ideia é exibir esse filme com CC (closed caption) aparente em vez de legenda – e se houver mais apoio, produzir uma janela de libras! – e colocar juntos na mesma sessão: ouvintes e deficientes auditivos. Será uma grande oportunidade de testar até que ponto CC e libras interferem no lazer dos ouvintes. Compreendia, ou vencida, essa barreira, quem sabe a campanha #surdoehquemfala conseguirá instaurar sessões de filmes nacionais e estrangeiros com CC, ao menos uma sessão por semana da por diante. Se não, pelo menos diariamente durante a Semana Internacional do Deficiente Auditivo – de 20 a 26 de Setembro.
Silenciar a web para escutar a voz de quem não ouve
No dia 26 de setembro, o dia nacional do surdo, todos os internautas estão convidados a fazer vídeos com cinco segundos de silêncio em apoio a campanha. #dia26silencie #silencie A ideia é que o silêncio fale alto: “Estou/Estamos em silêncio para você escutar esse recado #surdoehquemfala”.
A campanha quer, através do silêncio, dar voz a quem não escuta e também não é ouvido.
O silêncio, no início das postagens, pode ser uma sensação incomoda para os ouvidos acostumados com barulho, mas o que é apenas um instante sem áudio para nós é uma realidade - sem som e sem voz - para milhões de brasileiros.
O Time
Millena Machado, jornalista com pós em MKT e formação em Design Thinking, apresenta o programa Auto Esporte na TV Globo. Alexandre Peralta, publicitário premiado, dono da Agência Peralta, criou o primeiro comercial para TV com AD - Áudio descrição para cegos. Luciana Schwartz – publicitaria premiada internacionalmente, VP de Mídia e Novos Negócios da Agência Peralta. Luciano Santos, um dos principais diretores de arte do país, com diversos Leões no Festival de Cannes. Diego Querzoli – diretor de cinema, fotógrafo, um dos criadores do movimento fashionfilm, pioneiro e especialista em realidade virtual. Marcos Freitas – jornalista e documentarista, blogueiro e especialista em mídias digitais. Bruno Saike – músico e jornalista, criador da campanha de doação de órgãos para a ABTO-2015 que teve mais de 1 milhão de acessos no YouTube. Mauricio Schorsch – administrador de empresas, especialista em educação profissional na TOTVS, emprega deficientes auditivos em sua equipe. Mauro Carrera – publicitário, com experiência internacional nos mercados musical e de cinema, atualmente BizDev da Panogramma - Realidade Virtual. Priscila Bernardi – publicitária, sócia-fundadora da Boomerong. Ana Sacvazza – jornalista, sócia-fundadora da Boomerong. Em comum, todos têm o convívio próximo com pessoas deficientes.
Apoios
- FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
http://feneis.org.br/
- CBDS - Confederação Brasileira de Desportos de Surdos
http://cbds.org.br/
- Beethoven Haus Bonn
http://www.beethoven-haus-bonn.de/sixcms/detail.php?template=portal_en
Empresas Parceiras
Agência de Publicidade Peralta / Economídia – Assessoria de Imprensa / Jamute – Produtora de Áudio / Graphline – Estúdio Fotográfico / Távola 42 – Show Studio / W21 – Foto e Video / Page PCD – Recrutamento e Seleção / Paramount Pictures //
Contatos
- Para enviar e receber vídeos, spots e fotos da Campanha:
Paula Rodrigues - paula@peraltasp.com.br - 11.3642-9315
- Para pautas e entrevistas com criadores e personagens da Campanha:
Marcos Freitas – marquinhofreitas@gmail.com – 11.97232-9004
- Para contatar Millena Machado:
Ricky Hiraoka - ricky.hiraoka@gmail.com – 11.99319-6073
Ou contatos@millenamachado.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário