sábado, 30 de abril de 2011

Páscoa




Sem polemizar, mas para mim a semana da Páscoa termina hoje. A semana passada, no meu entendimento foi a Semana Santa. Tempo de meditação sobre os últimos passos de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, desde a volta a Jerusalém no domingo de ramos, passando pela cerimônia do lava-pés - onde o próprio filho de Deus se mostra humilde - passando ela santa ceia e depois o sacrifício da cruz, prova de amor jamais vista em nossa história. 
Com a ressurreição no domingo, o primeiro dia desta semana, a Páscoa se fez linda e completa. Por isso, para mim hoje é o último dia da semana de Páscoa.
Para celebrar esse momento, recorri a um belo texto  do Colégio Bom Jesus de Curitiba.




Páscoa Franciscana
A libertação do povo de Israel, saindo da escravidão para a liberdade, conquistando a terra prometida, recebeu o nome de Páscoa- que significa passagem.
Essa conquista foi alcançada, devido a doação total por parte de lideres, servindo dia e noite,inclusive colocando em risco a própria vida.Mesmo assim,a escravidão voltou a reinar,motivada pelo legalismo e preconceitos, principalmente na interpretação da lei suprema (sagrada).
Eis que surge o mensageiro, anunciando o futuro promissor, com liberdade total,em que o ser humano conquistaria seu espaço original. O preço ultrapassou o limite humano: doação da própria vida. Tudo havia sido anunciado, por meio de profecias, mas o desfecho total aconteceu em uma ceia de despedida. Ao partir o pão, e tendo abençoado o vinho, distribuiu a todos e em seguida veio a surpresa: o mestre lava os pés dos discípulos, expressão máxima no modo de servir. E o amor. Ele mesmo diz: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei". O mandamento do amor pode ser visto um gesto simples, na educação. Educar para possibilitar a conquista do saber. Não só educar para a liberdade, na qual o amor se faz presente no relacionamento,  mestre e discípulo.



Um comentário:

  1. Todos devemos utilizar os talentos doados por Deus para proclamar a Palavra.
    Deus te abençoa a cada dia, a cada supiro de cansaço. Bj

    ResponderExcluir