sábado, 1 de agosto de 2009



COXA X GALO

Coritiba e Atlético Mineiro fazem um duelo clássico do futebol nacional.
Hoje o Galo vive um momento mais feliz a tabela e no campo de jogo. Precisando se reabilitar da derrota pro Fla no Maraca os mineiros têm a obrigação de vir pra cima e é por aí que o Coritiba pode se dar bem. Conquistar a segunda vitória fora de casa será muito importante pra quem vem de empates e derrotas nos últimos jogos. Vai Marcelinho!
Esta será a 30ª vez que o alviverde paranaense enfrenta o alvinegro mineiro em partidas oficias e segundo a rapaziada dos Helênicos (um grupo de historiadores de Curitiba que estão dissecando a história do Coritiba num trabalho sensacional, jamais visto na história do futebol nacional: um verdadeiro case de sucesso), em Minas foram 17 jogos, com 2 vitórias do Coritiba, 2 empates e 13 vitórias do time do Galo. O Coxa marcou 14 gols e sofreu 32. No total do confronto, são 29 jogos oficias e o Verdão tem 7 vitórias, 4 empates e por 18 vezes o Galo levou a melhor. O Alviverde marcou 27 gols e sofreu 47.
A última vez que vencemos o CAM em BH pelo Brasileirão foi em 2003. Eis a ficha técnica daquela partida e relembre quem vestia a camisa de seu clube na ociasião:

Brasileirão
26 de Abril de 2003
CORITIBA 2 X 1 ATLÉTICO MINEIRO
Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão
ÁRBITRO : Wílson Luís Seneme (S.P.)
GOLS : TCHECO aos 37´ e MARCO BRITO (pênalti) aos 48´ do 1o tempo. André Luís aos 39´ do 2o tempo.
RENDA : R $ 148. 330 , 00 - PUBLICO PAGANTE : 18. 430.EXPULSÕES : PEPO aos 34´ do 2º e ROBERTO BRUM aos 36´.
ATLÉTICO : Veloso; Cicinho, Scheidt, André Luís e Marquinhos; Genalvo (Cleisson), Ferrugem, Alexandre (Juninho) e Lúcio Flávio (Paulinho); Alessandro e Guilherme. TREINADOR : CELSO ROTH.
CORITIBA : Fernando; Pepo, Edinho Baiano, Danilo e Adriano; Willians, Roberto Brum, Tcheco e Jackson; Marco Brito (Edú Sales) (Gilmar) e Lima (Souza). TREINADOR : PAULO BONAMIGO.


Mas um dos jogos mais memoráveis do confronto foi o de 1985: ambos lutavam por uma vaga na decisão e o favorito era o Atlético-MG. Eles tinham um timaço aço, contavam com Reinaldo, Paulo Isidoro, Nelinho, João Leite. Tinham ainda os jovens pontas Sérgio Araújo e Edvaldo. Elzo também jogava e foi o titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986. Lembro que fui nesse jogo com o Sr. Nicolau, pai do meu grande amigo Gilmar Leis; ficamos o terceiro anel, próximo ao antigo relógio. Vi e nunca mais esqueci o gol de Heraldo que nos deu a vantagem do empate o jogo seguinte num Mineirão lotado.
Eis a ficha técnica da partidaem Curitiba:
Taça de Ouro
24 de Julho de 1985
Coritiba 1x0 Atlético (MG)
Estádio: Couto Pereira
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS)
Gol: Heraldo aos 13' do 2º tempo.
Renda: Cr$ 357.675.000,00Público Pagante: 33.041.
CORITIBA: Jairo; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir, Marco Aurélio e Toby; Gil, Índio e Édson. Técnico : Ênio Andrade
Atlético-MG: João Leite; Nelinho, Olivera, Luisinho e Jorge Valença (João Luís); Elzo, Paulo Isidoro e Éverton; Sérgio Araújo, Reinaldo e Edivaldo. Técnico: Cento e Nove


Que as boas lembranças os tragam mais uma vitória importante neste complicadíssimo BR09.



Do Clube

Hoje aniversariam meus bons amigos Lindomar dos Santos e Helio Matosinho. A eles o abraço fraterno e o desejo de muitas alegrias nos próximos invernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário