domingo, 15 de fevereiro de 2009






Música e Fé Futebol Clube


Seja sincero comigo e concorde que o título/nome Música e Fé Futebol Clube simplifica boa parte de nossa vida. A minha define por completo. Esse mix de som, crença, paixão e diversão é o quadripé de meia-cancha na medida exata de meus dias. Não há nada que faça que não seja embasado nisso. Escrevo ao som da inspiração. Sabia que o momento era tão especial que precisava registrá-lo. Eis, pois: Acabo de adquirir o box CD/DVD do U2- Under a Blood Red Sky.



Foi meu primeiro LP da banda. Comprei-o na Brunetti Discos da Rua XV de Novembro, quase na frente do Bondinho, em Curitiba. Devia ser 1985, aquele ano mágico. Ouvia no aparelho que minha amada mãe me presenteou, anos antes; tinha duas caixinhas separadas, colocava uma em cada canto da sala e me divertia muito com essa possibilidade. Este disco marcou muito minha vida (garanto que a de todo mundo que foi ao show naquele chuvoso 5 de junho de 83 nas rochosas montanhas do Colorado, nos USA) e hoje poder assisti-lo com som e áudio digital vinte e tantos anos depois é sensacional.

Só havia visto partes do VHS que chegou a minhas mãos quase uma década depois e, à época já estava obsoleto, – ainda que esta palavra nem existisse pelos idos de 93 quando já queríamos experimentar a digitalização dos vídeos com a sensível (e muito desejada) melhora de som e imagem. Esperei muito por isso pra reviver o começo de tudo, sim, foi a partir de Under que aprendi a amar a música como um todo. Ali, pela primeira vez, consegui distinguir todos os elementos dela durante uma canção, ouvindo cada riff, cada batida no tom tom, cada levada do baixo é que consegui separar na alma cada instrumento....

Nunca mais ouvi música do mesmo modo. Nunca mais escutei música do mesmo jeito. E hoje tendo a possibilidade de assistir a um registro histórico da banda, de uma geração, de mim mesmo é gratificante. E aí volta a fé, na medida da gratidão ao Ser Supremo pela oportunidade de poder conhecer, gostar e acompanhar determinada banda, gênero musical. Ser agradecido a Deus por essa benção de gostar de algo e estar próximo a ele. Um show. É apenas um show, mas representa uma gama de emoções, sensações. Vê-lo pela primeira vez, como queria ter visto há tanto tempo é lindo. E milagroso. Porque o velho se fez novo de novo. Remasterizado com som e imagem que falam direto ao coração. O que era de absoluta ciência, consciência se transforma no inédito, daqueles de dar frio na barriga. Ora, sou homem de ter frio na barriga essas horas? Sou.


Obrigado aos grandes amigos que fomentaram esse amor pela música. Dos primeiros acordes no contra-baixo de Gilmar Leis, o pedra 90, às dicas de Nelitom, Ocheds, Patão. Nos primórdios com Dico & Zé; na Cia de Rosinha e tantos que vieram e se apresentaram como amantes da boa melodia, aos grandes monstros como Gudryan, Fhabynho e Fer, Bianchini, Neyzinho, Lindão; aos inenarráveis Simão, Beto e Dilago. Nelsinho, Lucas e os shows inesquecíveis do Aeroanta, Coração Melão, Circulo Militar, etc e tais sempre sob a batuta de Bório e Tusca. Lobão de olho em tudo e Simone atenta pra depois no Beto, a melhor Batata. Aos de agora e sempre Vaz, Molina e LuisãoH. Jorges, Gersoson, Little John, Graciano e JNunes. Pé, o Grande e outras bands. Ao fortíssimo Ligun. Aos meus pais que sempre me incentivaram e ensinaram sobre a boa música e aos tantos quantos por meus ouvidos fizeram passar algo que marcou na minha alma.




Neste espaço sideralmente virtual quero compartilhar com vocês um pouco desse quadrilátero: Música pra falar de acordes e suas nuances. Passar e repassar dicas de shows, discos, DVDS, matérias, filmes, vídeos etc e tal. Fé pra falar da alma, suas virtudes, necessitudes. Afinal a fé não costuma faiá. Futebol porque já diria Nelson Rodrigues: ele é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes; porque o mundo é uma bola.A bola roda e o mundo gira. Em torno dela. Clube porque a vida às vezes parece mesmo uma festa. E festa é no feminino. Mas na maioria das festas você não será convidado e não vai se divertir. Mas pode estar pagando a conta... Esse post é em homenagem À Musica (U2 Under a Blood Red Sky); à Fé no agradecimento a Deus pela dádiva de compartilhar momentos bons; ao Futebol: Vai Coritiba! Vencer é o teu destino. Vives na glória, no Alto da Glória; ao Clube: dos amigos da arte e ao Marco, o melhor ex-estagiário do mundo, que me incentivou a abrir este pedacinho de letras juntas.



3 comentários:

  1. Concordo! musica e fé são as principais coisas da vida. Quanto ao futebol, esse é só um pretexto para estar entre amigos tomando uma gelada (rs).

    Você tem razão, o álbum Under a Blood Red Sky é um marco na história de muita gente. Na nossa, geração de 1970, principalmente, afinal acompanhamos de perto essa revolução. Ler seu texto me fez viajar no tempo. Me lembrei da primeira vez que ouvi SUNDAY BLOODY SUNDAY na versão Under a Blood Red Sky – eu tinha o LP WAR, mas o efeito não foi o mesmo. Naquele momento descobri que da musica, mais precisamente do rock, vem toda a minha emoção – a certeza veio um pouco depois com a primeira edição do Rock in Rio, mas isso é outro papo. Me lembrei também do Som Pop, lembra? Era um programa da TV cultura, apresentado pelo Kid Vinil. Foi nesse programa que assisti pela primeira vez os “clips” de Sunday Bloody Sunday e New Year´s Day. Sensacional!

    Adorei essa viagem no tempo. É sempre muito bom relembrar momentos tão importantes da nossa vida! Bjo, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Pititico... U're Unbelievable... obrigada pela homenagem... mas não consegui postar minha mensagem lá... realize seus sonhos, tenha muita saúde e seja muito feliz! Cristiane Mallouk

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa...
    O blog é apenas o ensaio de um sonho maior... corre atrás q vc pode e é capaz... sempre vi isto no brilho dos seus olhos... bjos Pititica

    ResponderExcluir